Todo transtorno mental não vem sem motivos, sempre existe um histórico", diz psicológica durante webinar ‘Janeiro Branco: o mês para cuidarmos da saúde mental

A Secretaria da Casa Civil, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu, nesta quarta-feira (13/01), a palestra do ‘Janeiro Branco: o mês para cuidarmos da saúde mental’, com a psicóloga Maria Regina dos Reis Dutra. 

A abertura da webinar foi realizada pela presidente da CIPA, Andrezza Calembo, que saudou a presença de todos e falou sobre a importância dessa ação. “O objetivo é ter mais autoconhecimento, mais empatia e cuidar mais da nossa saúde, principalmente mental. Espero que tenhamos mais ações dessa”, iniciou. 

A psicóloga Maria Regina iniciou a fala cumprimentando os servidores e falou sobre a extrema importância de começar o ano com a saúde mental em dia. “Todo transtorno mental não vem sem motivos, sempre existe um histórico”, disse.

Regina ressaltou a importância de trabalhar em um ambiente saudável, pois, segundo ela, o trabalho tóxico pode ensejar numa série de doenças na vida dos servidores públicos. “A fofoca no ambiente de trabalho é péssima. É mais fácil apontar o erro do outro do que estender a mão para ajudar. A fofoca sempre tem mais elementos do que a situação real e esse tipo de ação tem gerado transtornos no ambiente de trabalho”, disse. 

Durante a apresentação de slides, a psicóloga pontuou alguns sinais de alerta para se desenvolver algum tipo de transtorno. “Algumas doenças presentes no ambiente de trabalho são síndrome de burnout, estado de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo, assédio moral, entre outros”, explicou. 

Outro destaque importante citado durante a webinar foi sobre a importância da comunicação no ambiente de trabalho e, também, pontuou a importância da escuta ativa. “A empatia irá salvar a humanidade neste período de pandemia. Somos seres únicos e habilidosos. Precisamos reconhecer as habilidades dos outros”, esclareceu. 

Durante a fala, Maria Regina falou sobre a criação de políticas públicas em saúde mental e, ainda, pontuou sobre a importância de criar núcleos nos locais de trabalho para apoiar os servidores. “Todos nós buscamos ter mais saúde de vida”, disse. 

A palestra foi realizada pela plataforma Zoom e cerca de 80 servidores da Casa Civil participaram da reunião.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.