Secretaria da Casa Civil organiza e disponibiliza Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás

Iniciativa, realizada pela Gerência de Redação e Revisão de Atos Oficiais, levantou todas as datas comemorativas do nosso Estado e as compilou em um só lugar para facilitar a pesquisa pela administração pública estadual e pela sociedade em geral

Lembrar e comemorar são ações de memória presentes na sociedade. Para valorizar e organizar as celebrações e as homenagens criadas no nosso Estado, a Secretaria de Estado da Casa Civil passa a disponibilizar em seu site, em um único espaço, todas as datas comemorativas que compõem o Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás.

O trabalho desenvolvido pela Gerência de Redação e Revisão de Atos Oficiais (GERAT) levantou as datas comemorativas que vigoram no Estado de Goiás. Para isso, foram elencadas aquelas instituídas por norma jurídica ou documentos oficiais. Não constam desse levantamento as datas comemoradas de modo costumeiro ou popular, fato que não menospreza ou diminui tais celebrações.

Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás está posicionado dentro do site da Secretaria de Estado da Casa Civil no menu à esquerda, acessando pelo computador, ou no 'menu hambúrguer' à direita, entrando por algum dispositivo móvel, dentro da aba 'Sobre Goiás'.

Segundo o gerente da GERAT, Thiago Junqueira Rodrigues, a publicação dessas normas no site da Casa Civil, de forma sistematizada, favorece melhor informação da população em geral, e converge com o anseio do legislador de ver as datas e seus respectivos temas da forma mais ampla e acessível possível. 

“O Calendário Cívico, Cultural e Turístico trata-se de uma coletânea de normas dos últimos 73 anos. Essas normas estaduais foram editadas em diferentes momentos históricos e refletem os pensamentos dos legisladores e dos gestores públicos que estiveram no comando do nosso estado no período. As datas prestigiadas refletem aspectos religiosos, turísticos, de cidadania e deferências às profissões, contêm ações afirmativas de direitos humanos, proteção ao meio ambiente e aos animais, desenvolvimento social e conscientização sobre temas ligados à saúde", explica.

Vale ressaltar que essas datas já se encontravam disponibilizadas, de maneira esparsa, no site da Casa Civil e que podiam ser acessadas por meio da ferramenta Legisla Goiás (legisla.casacivil.go.gov.br). A organização em uma única página objetiva tanto dar mais transparência quanto facilitar a pesquisa e o uso da informação pela administração pública estadual, bem como pela população goiana. 

A última data inserida no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, por meio da Lei nº 21.125, de 13 de outubro de 2021, foi o Dia Estadual do Biotecnologista, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de junho. 

Ao todo, Goiás tem 561 datas comemorativas, distribuídas da seguinte forma nos meses de: janeiro (17), fevereiro (17), março (34), abril (41), maio (67), junho (62), julho (50), agosto (56), setembro (57), outubro (58), novembro (48) e dezembro (29). O agregado dos meses não corresponde à soma total, pois há datas que se repetem em mais de um mês, além daquelas que não apresentam data fixa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.