Mais de 3 mil inativos e pensionistas da GoiasPrev não comparecem para recadastramento obrigatório

Levantamento realizado pela previdência estadual aponta ausência de 40,16% dos segurados previstos no calendário, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho. 7.623 beneficiários deveriam ter recadastrado até 31 de agosto. Apenas 4.561 fizeram a atualização e 3.062 deixaram de agendar ou comparecer nos postos de atendimento. Após 60 dias da data de aniversário, irregularidade implica em bloqueio dos benefícios

Mais de 40% dos beneficiários previstos para o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2021 não fizeram o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. O levantamento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), após 60 dias da retomada do serviço, suspenso em março de 2020 devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

A GoiasPrev elaborou um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado, de forma a regularizar os cadastros até janeiro de 2022. Segundo a Gerência de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da Goiasprev, 7.623 beneficiários, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho, deveriam ter recadastrado até 31 de agosto de 2021. No entanto, apenas 4.561 compareceram para a atualização cadastral e 3.062 (40,16%) deixaram de agendar ou comparecer para atualizar seus dados nos postos de atendimento na capital e nos municípios goianos.

Previsto na Lei Complementar nº 161/20, o recadastramento anual obrigatório foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (por exemplo, óbitos não identificados e fraudes). A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.

De acordo com o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente-coronel José Lemos da Silva Filho, a partir deste ano o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. Segundo o diretor, a previsão é de que até o mês de janeiro de 2022 sejam regularizados os cadastros de aproximadamente 71 mil segurados (civis e militares) da previdência estadual. 

Conforme o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento para evitar aglomeração. “Para maior segurança do beneficiário e da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para 2021, contando com o multiatendimento da instituição e a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo, somando 123 postos de atendimento em todo o Estado”.

Gilvan ressalta ainda a importância de os segurados da previdência estadual ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev (www.goiasprev.go.gov.br) e divulgado semanalmente em todos os canais de comunicação da instituição, considerando que a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.

Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:

Goiasprev: atendimento somente por videoconferência
Essa modalidade será exclusiva para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país.

O agendamento será realizado após o envio da documentação exigida para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.

Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos três meses com o CEP.
•Se pensionista, certidão de casamento/nascimento atualizada com data dos últimos três meses.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros permanece a opção do kit de recadastramento no site www.goiasprev.go.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido e enviado pelos Correios.

Mais informações pelos telefones: 
 (62) 98295-0319 (WhatsApp) - Atendimento on-line por mensagem de texto
 (62) 98295-7789 9h às 12h30 / 13h30 às 18h
 (62) 98303-4851 - 8h às 11h30 / 12h30 às 17h
 (62) 99625-7655 - das 7h30 às 13h30
 (62) 99621-6429 - das 12h às 18h

Vapt Vupt: 70 unidades em todo o Estado
O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt Vupt, com agendamento prévio no site vaptvupt.go.gov.br/agendamento - Agendamento GoiasPrev

Postos do Ipasgo: 52 unidades em todo Estado
Atendimento (telefones, endereços e horários): 
https://www.ipasgo.go.gov.br/component/content/article.html?id=15475&Itemid=101 

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.

Tanto no Vapt Vupt quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas.

O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Goiás Previdência - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.