Servidores da Secretaria da Casa Civil participam do 11º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil, Etapa Goiás

Evento contou com a participação de titulares de diversas secretarias e de órgãos de controle para debater sobre os desafios da gestão de recursos para Estados e Municípios

Servidores da Secretaria da Casa Civil participaram nesta quarta-feira (25/08) do 11º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede +Brasil - Etapa Goiás. Com transmissão ao vivo pelo canal da SGG Goiás no YouTube, o evento contou com a participação de titulares de diversas secretarias e de órgãos de controle para debater sobre os desafios da gestão de recursos para Estados e Municípios

A Rede + Brasil é um mecanismo de governança colaborativa e de troca de informações voltada ao fortalecimento da transparência, da acessibilidade do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.

A Superintendente de Gestão Integrada da Casa Civil Adriana da Costa Soares destaca a atuação da rede de compartilhamento de experiências com uso de recursos públicos da União pelos Estados e Municípios.

"Embora o fórum seja voltado para órgãos e entes públicos que utilizam recursos da União, eventos desta importância favorecem o intercâmbio de experiências entre as esferas governamentais, promovendo debates sobre governança sob diferentes perspectivas", afirma.

A Rede é composta por representantes dos Estados, Municípios, de organizações da sociedade civil, órgãos de fiscalização e controle e outros agentes envolvidos com a gestão das transferências da União operacionalizadas por meio da Plataforma +Brasil.

Em discurso de abertura, o secretário-chefe de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que essa iniciativa do Governo de Goiás não é uma ação isolada. Desde 2019, com a criação do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP), o Governo Estadual busca aprimorar o desempenho da administração pública.“De forma coordenada temos mais chance de êxito na implementação de projetos”, disse o titular da SGG.  

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Henrique Ziller, ressaltou o alinhamento entre as iniciativas do programa de compliance e da Rede+Brasil com os atuais objetivos da administração pública. “Certamente, está alinhada com o desejo que percebemos na administração pública de tratar o dinheiro público com o carinho, a dedicação e o compromisso que essa atividade merece", disse.  

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), deputado estadual Lissauer Vieira, o programa da Rede + Brasil vem ao encontro das necessidades atuais dos cidadãos goianos. “A população nos cobra transparência, celeridade. Sem essas ferramentas que apresentadas no Fórum, nós não conseguiríamos trabalhar todo esse fato”, concluiu o deputado estadual.

O fórum contou, no período da manhã, com as palestras da deputada federal e líder da bancada parlamentar de Goiás Flávia Morais; da diretora do departamento de transferências da União, da Secretaria da Gestão do Ministério da Economia Regina Lemos de Andrade; do Secretaria do TCU no Estado de Goiás Paulo Henrique Nogueira; do Superintendente CGU no Estado de Goiás Renato Barbosa Medeiros; da Coordenadora da Area de Patrimônio Público e terceiro setor do CAO/MP-GO Fabiana Lemes Zamalloa do Prado; e do Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás Henrique Morais Ziller. 

No período da tarde a palavra esteve com a Gerente de Soluções da Gerência de Depósitos Institucionais, da Diretoria de Governo Mariana Cappellari; da Especialista em Gestão do Departamento de Transferências da União, da Secretaria da Gestão do Ministério da Economia Esaú Mendes; do Gerente Nacional Na Caixa Econômica Federal Felipe Figueiredo Góes e do Gerente de Governo Caixa Econômica Federal, em Goiânia, Davi Quirino Rodrigues. Para finalizar aconteceu um momento de pergunta e respostas com Coordenador-Geral de Serviços aos Sistemas Estruturantes, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia Edércio Bento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.