Acesse o Diário Oficial do Estado

Acessar

Informativos sobre coronavírus em Goiás devem ter tradução em Libras

Lei sancionada pelo governador Ronaldo Caiado também determina que todas as plataformas digitais de comunicação do governo tenham tradução/interpretação para pessoas com deficiência auditiva

Os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus entre as pessoas com deficiência é fundamental em meio a pandemia. Pensando nessa parcela da população que precisa ser bem assista pelo poder público, o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei 20.890 que determina que todos os informativos sobre medidas de prevenção e demais precauções contra a Covid-19 tenha tradução em Libras. O projeto é de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado.

Além do material audiovisual, também fica estabelecido que a tradução/interpretação em Libras deve ser disponibilizada em todas as plataformas digitais de comunicação do governo, facilitando o acesso, garantindo a comunicação efetiva e promovendo maior inclusão social.

Segundo o projeto, as pessoas com deficiência auditiva ficam desinformadas pela falta de acessibilidade e por isso elas precisam ser comunicadas sobre a Covid-19, já que a doença foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia, com alto risco de transmissão e taxa de mortalidade considerável.

Deficientes visuais 

Durante estes tempos difíceis que estamos passando, os deficientes visuais também devem redobrar os cuidados para evitar o contágio do coronavírus, pois o contato manual é a sua principal maneira de interação. As formas de transmissão da doença, por meio de gotículas de pessoas infectadas e pelo toque em superfícies contaminadas, expõem as pessoas com deficiência a situações de risco.

A Organização Nacional de Cegos do Brasil ressalta a necessidade da acessibilidade nas campanhas de utilidade pública sobre a pandemia. A associação explica que situações cotidianas vividas por deficientes visuais os colocam em maior vulnerabilidade, pois há utilização frequente das mãos em corrimões, mesas, superfícies, bancadas e a necessidade de contato direto com outras pessoas para auxílio nas atividades da vida diária, sobretudo apoio de terceiros ao longo do percurso em ambientes externos.

Entre as principais instruções, além de lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, estão a limpeza de muletas, bengalas ou qualquer tipo de equipamento de locomoção.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.