Acesse o Diário Oficial do Estado

Acessar

Servidores da Casa Civil discutem políticas de Gestão de Risco dentro do Programa de Compliance Público

A Secretaria da Casa Civil, por meio do Comitê Setorial de Compliance Público, promoveu nesta quinta-feira (15/10) mais um encontro virtual para discutir as formas de disseminação e divulgação da Política de Gestão de Risco, da Matriz de Risco e dos respectivos Planos de Ação entre as equipes.

Muitos gestores ainda não entendem bem como a integração entre Gestão de Riscos e Compliance, aliada às boas práticas de Governança Corporativa, podem beneficiar as instituições. Tanto o Gerenciamento de Riscos quanto o Compliance auxiliam na prevenção de ameaças à estrutura da pasta.

A abertura da reunião foi dada pelo assessor da Casa Civil Renato Menezes que ressaltou a importância do aprendizado dentro dos programas e projetos que serão realizados pela Casa Civil. 

O servidor e anfitrião do encontro Leandro Cardoso introduziu a sua fala orientando aos gestores da secretaria sobre a relevância de entender sobre gestão de riscos. Durante a apresentação, Leandro explicou os benefícios de gestão de riscos e os indicadores de monitoramento objetivando instruir os gestores no acréscimo de informações durante a elaboração dos relatórios. 

Entre as recomendações repassadas, foi ressaltado que a melhor forma de lidar com a questão é realizar um gerenciamento capaz de mensurar e combater diretamente os riscos, evitando, principalmente, que eles atinjam o funcionamento das atividades na pasta. A reunião foi realizada pela plataforma Zoom e contou com a presença de 16 gerentes do Programa de Compliance da Secretaria da Casa Civil.

A gestão de riscos, juntamente com a transparência, a responsabilização e a ética, é um dos eixos do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás, lançado em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado para ser implantado em todos os órgãos estaduais.