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Governo cria central para atendimento da Covid-19 em Goiás

População pode ser atendida por telefone ou chat online

Profissionais de saúde com fones de ouvido e máscaras, atendem virtualmente pacientes

 Governo de Goiás disponibilizou um serviço de atendimento, via telefone ou chat online, para pessoas que apresentam sintomas de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Trata-se da Central de Orientações (CORI), que atenderá a população por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e os atendimentos serão prestados por uma equipe composta por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), das 7 às 19 horas, todos os dias da semana. O objetivo da ação é evitar o deslocamento desnecessário das pessoas até as unidades de saúde, possibilitando que a população tire suas dúvidas sem sair de casa, por meio da CORI.

De acordo com a avaliação individual de cada caso, os profissionais da Central irão orientar se o cidadão deve ficar em casa, para monitoramento ou consulta via telemedicina, ou se deve procurar a unidade de saúde mais próxima do seu local de residência para atendimento presencial.

A equipe da CORI é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros. O gerente da central, Fabrício Pereira Montes, ressaltou que além da assistência à população a CORI também oferece atendimento de saúde mental direcionado para trabalhadores da saúde que atendem casos de Covid-19.