Casa Civil delimita ações do Programa de Compliance

Mesa de reunião com pessoas em volta

Após uma série de análises e discussões envolvendo diversas áreas da secretaria, o Comitê Setorial de Compliance da Casa Civil finalizou o escopo e critérios do Programa de Compliance Público na pasta. Nessa fase de aplicação do programa, são identificados os riscos que a secretaria pode correr e estabelecidos critérios de classificação para embasar a tomada de decisões na pasta, além de delimitar as gerências onde a gestão de riscos precisa atuar.

Segundo o superintendente de gestão integrada da Casa Civil, Renato Meneses, as novas definições ajustam os eixos do Programa de Compliance à realidade da pasta. “É a partir dessas informações que podemos estabelecer um processo de gestão de riscos adequado às especificidades da Secretaria da Casa Civil, permitindo um tratamento mais apropriado e mais eficaz na prevenção de ameaças. O Compliance deixa de ser algo genérico e ganha aplicabilidade em nosso dia a dia”, explicou o superintendente.

A folha de pagamento, a execução de contratos e a área de licitações são os setores da Casa Civil onde a gestão de risco irá atuar de forma mais incisiva. O gerente de suprimentos e logística da secretaria, Edir Lopes Jr, lembra que a implementação do Programa de Compliance já está em andamento nas áreas e o novo documento vem fundamentar as avaliações já realizadas. “Nós estamos trabalhando na identificação de riscos em todos os processos de trabalho, analisando as causas desses riscos e as ações de controle”, afirmou o gerente.

A Controladoria Geral do Estado tem acompanhado todas as etapas da implantação do programa na Casa Civil. De acordo com o servidor Robinson Vaz, da CGE, o nível de maturidade da secretaria em relação à gestão de riscos foi maior que a média estadual. “Quando medimos o nível de consciência dos órgãos públicos a respeito da gestão de riscos temos uma média de 1,30 pontos, enquanto a Casa Civil alcançou 1,52. A secretaria tem trabalhado com muito compromisso em todas as fases do programa e com certeza terá vários indicadores positivos”, afirmou o servidor.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.