Ação dos governos de Goiás e do Chile atualizam documentos de residentes no Estado

Consulado atende chilenos que vivem em Goiás

Uma ação do Governo de Goiás, por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, e do Ministério das Relações Exteriores do Chile está promovendo o programa Consulado Itinerante, para emitir e atualizar a documentação de cidadãos chilenos que vivem em nosso Estado. Os interessados estão sendo atendidos no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, das 08 às 18 horas desta quinta-feira (13) em língua portuguesa ou espanhola.

De acordo com Javier Matta, cônsul-geral do Chile em Brasília, a iniciativa permite que serviços realizados por diversos órgãos sejam obtidos no mesmo local, facilitando o deslocamento e a formalização das atividades dos chilenos que vivem em Goiás. “Nós estamos oferecendo certidões de nascimento e matrimônio, carteira de identidade, passaporte, certidão de antecedentes criminais, comprovação de sobrevivência, certidão de óbito, registro consular, mudança de domicílio eleitoral, dentre outros documentos que permitem à nossa população estar em dia com os registros civis”, conta.

O Consulado Itinerante atende regiões com maior concentração de imigrantes vindos do Chile e em Goiás esta é a segunda edição do programa. O assessor de relações internacionais Giordano de Souza explica que “atualmente temos mais de 400 chilenos residindo em Goiás e toda a demanda por documentação que eles tiverem será atendida hoje por meio deste evento”.

Para Javier Matta, a iniciativa aproxima o consulado dos cidadãos chilenos. “Muitas vezes a pessoa não pode ir a Brasília por impedimentos financeiros ou mesmo físicos, como uma doença ou a idade avançada. Então nós trazemos esses serviços para locais mais acessíveis a eles”, afirma.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.